5 Motivos para Contratar uma
Assessoria Financeira
Independente do porte, do segmento e de qualquer outra característica, para que uma empresa dê certo ela precisa fazer uma boa administração de recursos. E para que uma administração de recursos seja boa, ela deve tanto evitar situações que ponham em risco o negócio, quanto ter ações que adicionem riqueza a ele.
Pergunta: qual é o recurso que merece maior atenção na gestão de uma empresa?
Resposta: o dinheiro!
É o dinheiro que no final das contas paga dividendo, pró-labore, fornecedor, funcionário, etc. Sem dinheiro não há empresa e sem acúmulo de dinheiro o negócio não cresce.
É aí que vem o papel da assessoria financeira: garantir que a empresa tenha uma boa gestão de recursos (e dinheiro!) para que problemas sejam evitados e riqueza seja gerada.
Abaixo colocamos mais 5 motivos para se contar com uma assessoria financeira de qualidade, algo que nós aqui da Insave fazemos bem 😉. Confira:
1. Aumento do controle sobre o principal ativo da empresa: o dinheiro
Assim como já mencionamos, uma boa assessoria financeira irá criar sistemas e análises que irão aumentar o controle sobre o dinheiro e demais recursos da companhia. Com grande frequência o assessor vê como estão os ritmos de entrada e de saída de caixa da companhia, como estão sendo feitos contratos, as formas de recebimento, pagamentos a fornecedores e dívida, entre outros. A assessoria aumenta exponencialmente o controle! A partir dela o empresário conhecerá muito mais sobre o seu negócio, principalmente sob o ponto de vista financeiro.
2. Estudos de como a operação da empresa pode ser mais lucrativa
Além aumentar o controle, a assessoria financeira irá frequentemente analisar como a empresa, a partir do que possui, pode ganhar mais e ter mais benefícios. Pode ser a partir de uma reformulação de formas de pagamento, como alteração de prazos e instrumentos; pode ser por alterações contratuais que deem mais segurança a empresa; pode ser pela redefinição de preços do produto/serviço que estava mal precificado; pela renegociação de dívidas que a assessoria julgou estarem descompassadas; entre outras soluções.
3. Melhorar as rotinas financeiras da empresa
“Somos aquilo que fazemos repetidas vezes”, ou seja, negócio que querem ter sucesso precisam de hábitos que levem a isso. Uma melhora sustentável de gestão somente será possível com a implementação de boas rotinas, que obedeçam às capacidades e características das empresas. Por isso, os assessores financeiros também irão diagnosticar como a empresa colhe, organiza e analisa informações e irão melhorar esses processos. A assessoria poderá criar sistemas, novas planilhas, novas formas de organização, entre outros.
4. Auxílio para planejamento estratégico e crescimento empresarial
O padrão é que uma empresa que vise o lucro tenha ambições de crescer. Crescer não é um processo fácil e ninguém cresce de forma sustentável sem planejamento. Por mais que o empresário saiba muito sobre o seu negócio, um mau planejamento financeiro pode colocar tudo a perder. Mais uma vez reforçando: dinheiro é o ativo mais importante de um negócio e a assessoria financeira é especialista nessa gestão. Pois bem, crescimento exige maior e melhor gestão financeiro, dado que se gasta mais e se recebe mais dinheiro. A pior coisa é quando negócios quebram em seu momento de crescimento.
5. Contar com o suporte de especialistas na área financeira
Pela nossa experiência já sabemos: empresários adoram falar de negócios. Além de todo o citado acima, contar com especialistas na área financeira é ter por perto pessoas com quem se possa falar sobre negócios (o próprio e outros) e ouvir diferentes perspectivas sobre eles. Perspectivas principalmente voltadas a ganho e utilização de caixa. Imagine que uma assessoria financeira não lida somente com o seu negócio e seu segmento; eles já possuem grande experiência por terem trabalhado com diversas pessoas e empresas, de diversos portes, segmentos, localidades, perfis de empresário, etc. Pode-se contar com tudo isso quando se tem um assessor financeiro, especialista na área, numa reunião de negócios.
Portanto, a mensagem é óbvia: conte com uma assessoria financeira para auxiliar o seu negócio. Uma melhor administração dos seus recursos, principalmente do dinheiro, sairá barata perto das consequências que se pode ter com uma má administração. Por mais que outras áreas também sejam fundamentais, é a financeira que paga as contas e permite que a empresa continue operando.
Não há empresa grande sem boa gestão financeira. Se você quiser ser grande, preocupe-se sempre com isso.
Eai, gostou?
Acompanhe mais nossos conteúdos sobre Finanças, Gestão Financeira de Negócios e outros assuntos relacionados em nosso blog!
Siga e acompanhe a Insave no Instagram: @insave.digital