O Problema do Balde Furado

O Problema do Balde Furado

O Problema do Balde Furado

O “Problema do Balde Furado” é mais comum do que você imagina: empresários achando que o problema do seu negócio dar prejuízo, ou não ter caixa, é decorrente da falta de vendas.

O curioso é que, por vezes, o negócio começa a crescer as suas receitas e fazer ótimas vendas. Porém, todo final do mês a empresa ainda apresenta falta de caixa e dá prejuízo.

Esse é o “problema do Balde Furado“, que falaremos mais aqui. Se quer saber mais sobre caso, continue lendo este post.

Já dissemos inúmeras vezes: negócios precisam dar lucro! Se ele ainda não dá lucro, é necessário haver um planejamento sólido para saber em qual momento ele dará. Negócios que não lucram, deixam de existir.

O problema do Balde Furado é muitíssimo comum. É aquele caso em que o empresário acha que o seu problema está em não ter um faturamento adequado, quando na verdade o problema é estrutural! Há outros vazamentos que impedem a sua empresa de acumular recursos!

A empresa possui vícios de gastos, que inflam a sua estrutura e a impedem de crescer.

Algo comum de ser visto na prática: o gestor calcula seus custos, conforme vai calculando as receitas que ainda tem a receber, como algo do tipo: “bom, eu posso fazer essa compra de R$ 100 agora porque eu tenho R$ 200 pra receber em 5 dias”.

Tudo bem, certo?

Não! Errado!

Finanças não funciona assim!! Empresas que prosperam não funcionam assim!

Um negócio precisa saber acumular dinheiro e não só gastar (supomos que a empresa queira enriquecer). Você tentou enriquecer gastando sempre próximo daquilo que você ganha? É muito, mas muito, difícil.

Preocupe-se em encher o balde!

Aprenda a sempre reter parte daquilo que você ganha. Se isso não for feito, você se verá sempre correndo em círculos, sem crescimento e passando constantemente por sustos. Se as vendas não forem o problema, pode ser que o seu balde esteja furado.

Quer umas dicas? Veja 3 abaixo:

  1. tenha meta de crescimento de lucro e de margem de lucro. Não tenha só metas de crescimento de vendas;

  2. sempre se questione se todos os seus gastos são necessários (valorize cada centavo);

  3. prejuízo exige reflexão. Se há dificuldade em ver o dinheiro crescer, mesmo com as receitas indo bem ou sendo suficientes, saiba o motivo disso acontecer.

QUEIRA SEMPRE, SEMPRE, ENCHER O BALDE!

 

Eai, gostou?

CONTEÚDOS DE ASSESSORIA FINANCEIRA PARA EMPRESAS

Veja mais conteúdos sobre gestão empresarial em nosso blog .

Trabalhamos com Gestão Financeira, Soluções para Dívidas e Captação de Investimento

.

Siga e acompanhe a Insave no Instagram: @insave.digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *