Como Uma Assessoria Financeira pode Ajudar Empresas em Relação a Dívidas
Já dissemos muitas vezes e não cansamos de repetir: as dívidas financeiras, aquelas adquiridas com os bancos, são os maiores riscos de um negócio. Além disso, erros com captação de dívida são frequentes na vida do empresário, que não está acostumado a fazer um bom planejamento antes de tomar recursos com fontes externas. Frequentemente, nós da Insave, vemos negócios com ótimo potencial, boa operação e que eram saudáveis, caírem na armadilha de tomarem crédito que comprometem negativamente o negócio.
Sabendo que a assessoria financeira e a consultoria financeira são especialistas no assunto, a questão que fica é: como eles podem ajudar um negócio a não incorrer nesses erros, tomar recursos da forma correta e não cair em armadilhas que tragam riscos indevidos a empresa?
1. Entendimento do Negócio
A primeira questão parece óbvia, mas na prática não é tão simples e costuma surpreender empresários. A assessoria financeira irá entender a fundo o negócio, principalmente sob o ponto de vista financeiro. Isso é feito que se entenda comportamentos de receitas, gastos, investimentos e qual é a real necessidade de se tomar recursos com fontes terceiras. Antes de captar dívida, é necessário conhecer bem o negócio.
2. Planejamento
A partir do entendimento do negócio, com uma visão clara de todas as contas, a assessoria financeira irá calcular e desenhar o melhor perfil de dívida que se encaixa no negócio e naquilo que ele pretende fazer. Se for um perfil de dívida para investimentos em imóvel, máquinas ou veículos, serão projetados os impactos que eles terão nas receitas e despesas ao longo do tempo e como a empresa comportaria o fluxo de pagamentos da dívida para que não houvesse problemas. Se for um perfil de dívida para capital de giro, será feito um estudo para saber a razão da empresa estar precisando dos recursos e como devem ser evitados no futuro, já que costuma ser recursos caros.
Esses são apenas exemplos, a mensagem principal é que a assessoria financeira, ou consultor financeiro, irá planejar volume de operação, valor de parcela, taxa, prazo e tudo mais que beneficie o negócio.
3. Organização e Monitoramento:
Depois que se chega a um consenso sobre qual dívida tomar é necessário monitorar e organizar o negócio, sob ponto de vista operacional, administrativo e financeiro, para que em nenhum momento a empresa tenha problemas para pagar as parcelas, mesmo em eventuais crises que o negócio sofra. Por isso, as etapas anteriores de entendimento e planejamento são tão importantes: elas minimizam riscos e fazem o empresário se antecipar a problemas que possam afetar sua capacidade de honrar com suas dívidas. A assessoria financeira fará um acompanhamento do negócio, organizará essas áreas e se antecipará a qualquer questão negativa.
4. Reperfilamento:
Mesmo que todas as etapas anteriores sejam feitas, ninguém é isento a riscos que afetem o negócio ao ponto de sofrer com as dívidas. É diminuída consideravelmente as chances de problemas, mas elas ainda existem. Entretanto a assessoria financeira e a consultoria financeira provavelmente se anteciparão a isso e irão tratar imediatamente do problema. Antes que o problema se agrave, eles irão tentar redesenhar a dívida com o banco, renegociar prazo, taxas, parcelas, garantias, etc. O importante é compreender isso: em caso de problema, a pessoa especialista em solucioná-lo já está junto a empresa.
Portanto, o trabalho correto de uma assessoria financeira e consultoria financeira é de suma importância não somente na esfera de finanças corporativas (auxiliando com aumento de eficiência), mas também quanto às dívidas que o negócio toma. A vida da empresa e do empresário é tranquilizada, pois tudo é estudado antes e, caso haja um problema, o especialista em resolvê-lo já está ali.
Mantenha-se sempre próximo a pessoas que acrescentem ao seu negócio. Se finanças é uma questão importante para você, faça do assessor e consultor financeiro seu eterno aliado.
Eai, gostou?
Acompanhe mais nossos conteúdos sobre Finanças, Gestão Financeira de Negócios e outros assuntos relacionados em nosso blog!
Siga e acompanhe a Insave no Instagram: @insave.digital