Regime de Competência e Regime de Caixa

Regime de Competência e Regime de Caixa

Que São o Regime de Competência e Regime de Caixa?

Regime de Competência e Regime de Caixa são as duas formas mais comuns para registro de lançamentos em uma empresa. As duas são importantes de se fazer.

A diferença é que o Registro de Competência faz os registros dos lançamentos no momento em que eles acontecem. E o Registro de Caixa irá registrar os lançamentos no momento em que ocorrerem os pagamentos e recebimentos.

Exemplo: Imaginemos que uma empresa faça uma venda de R$1.000 no mês corrente e combinou de receber o valor integral em 2 vezes, com R$500 agora e R$500 no próximo mês. Você pode registrar esse evento de duas formas (pelo menos) no mês corrente:

  • A venda integral ocorrida de R$1.000, pois realmente foi o valor total comercializado;
  • O valor integral de recebimento de R$500, pois foi o que você realmente recebeu. Quando receber os outros R$500 você então faz esse novo registro.

Perceba que existem duas formas de enxergar a situação e as duas estão certas, pois são duas informações diferentes e importantes de serem vistas, mesmo se tratando de um mesmo evento.

Esses dois tipos de registros exemplificam bem a diferença entre o Regime de Competência e o Registro de Caixa.

Veja mais desses conceitos a seguir.

Regime de Competência

O Registro de Competência faz os registros dos lançamentos no momento em que eles acontecem. Então se você fez uma venda de R$1.000 no mês, não importa se irá receber à vista ou parcelado (e nem se você irá receber a totalidade do valor), o que irá ser registrado naquele momento é uma receita no valor de R$1.000 (que é o momento do chamado “fato gerador”) e demais contas afetadas pelo evento.

A contabilidade utiliza o Regime de Competência em seus relatórios. Então quando vemos o DRE de empresa estamos vendo informações que foram registradas pelo Regime de Competência.

Regime de Caixa

Diferente do Regime de Competência, o Registro de Caixa irá registrar os lançamentos no momento em que ocorrerem os pagamentos e recebimentos, ou seja, quando ocorrerem as entradas e saídas de dinheiro.

Portanto, se fizermos uma venda de R$1.000 que será paga em 2x, uma agora e outra no próximo mês, faremos o registro em dois momentos diferentes: o primeiro no mês atual em que entrará o dinheiro e o seguinte no próximo mês em que receberemos o restante dos recursos.

Enquanto não houver entrada ou saída, não há registro. Isso é importante para que empresas acompanhem os acontecimentos e situação da empresa sob ponto de vista estritamente financeiro. Veja abaixo um exemplo de DRE.

Forma Gráfica para Melhor Entendimento

Registro de Competência:

Registro de Caixa:

Exemplo

  • RECEITAS:

Nossa empresa que vende bolos faz uma venda de R$5.000 que serão pagos em 5x, sendo a primeira a ser paga hoje e as outras nos meses subsequentes.

Regime de Competência: anota a receita total de R$5.000

Regime de Caixa: anota o recebimento de R$1.000 (o restante vai sendo registrado conforme já entrando).

  • CUSTOS:

Nossa empresa de bolos compra R$3.000 em chocolate para uso imediato e o pagamento será feito em 2x de R$1.500, sendo a primeira paga somente no mês que vem e a segunda no mês subsequente.

Regime de Competência: anota os custos total de R$3.000.

Regime de Caixa: não registra saídas nesse mês. Somente no próximo mês irá registrar a saída de R$1.500 e no próximo mês o novo pagamento de R$1.500.

Conteúdos de Gestão Financeira

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