Entenda o Índice de Cobertura de Juros

Entenda o Índice de Cobertura de Juros

Indicador muito utilizado, por exemplo, por instituições financeiras para análise de crédito, o Índice de Cobertura de Juros é um recurso útil para se ter uma visão da saúde financeira da empresa.

O que é Índice de Cobertura de Juros?

O Índice de Cobertura de Juros é um indicador que visa analisar duas coisas:

  1. Se a empresa é capaz de pagar os juros de dívidas que ela contraiu;
  2. A relação entre o que ela gera de lucro e o que ela precisa pagar de juros.

Perceba, portanto, que é como se quiséssemos responder o seguinte: “O quão confortável é o meu lucro operacional em relação aos juros das dívidas que eu contraio?”. Ou seja, qual é a minha “cobertura” em relação aos juros que possuo.

É fácil perceber que, seguindo a tendência, quanto maior for a cobertura (geração de lucro em relação aos juros), melhor; quanto menor a cobertura, pior. Isso porque a empresa gera mais Lucro Líquido e, consequentemente, Caixa.

A Fórmula

A partir do conceito fica fácil deduzir a fórmula do Índice de Cobertura de Juros (ICJ). Como dissemos, é a relação entre quantas vezes o lucro operacional paga os juros.

Temos, então:

ICJ = Lucro Operacional / Juros

 Na visão do DRE, os Juros são representados pelas Despesas Financeiras e o Lucro Operacional pelo EBIT (ou LAJIR). Logo, temos:

 ICJ = EBIT / Despesas Financeiras

Claro, as contas podem mudar dependendo do contexto e tipo de informação que o analista quer tirar. Por exemplo, é comum se utilizar EBITDA, ou itens do Fluxo de Caixa, em vez do EBIT. Também, é comum se utilizar o Resultado Financeiro (diferença entre Receitas Financeiras e Despesas Financeiras) no lugar apenas das Despesas Financeiras. Fica a critério da intenção da análise.

Exemplo

Vejamos um exemplo rápido com os números da Ambev dos anos de 2018, 2019 e 2020.

Dados da Ambev:

2018: ICF = 13.122 / 3.079 = 4,26x

2019: ICF = 12.943 / 2.643 = 4,90x

2020: ICF = 13.494 / 1.918 = 7,04x

 Os resultados do ICF da Ambev nos mostram que:

1 – Ela consegue pagar os juros de dívidas;

2 – Há folga, tranquilidade, entre o quanto sua operação lucra e o quanto ela paga em juros.

3 – Há consistência. Mesmo em 2020 (ano de pandemia), ela manteve eficiência operacional, inclusive aumentando seu lucro em relação aos juros.

Seguindo…

Não há consenso quanto a um valor ótimo de Índice de Cobertura de Juros. Entretanto há tendência de, quanto maior o valor, melhor. Vale mencionar também que o ICJ é melhor analisado levando em consideração todo o histórico da empresa, pois assim temos maior noção do padrão de operação da companhia.

Valores próximos a 1x indicam que a empresa está bem no limite. Qualquer oscilação negativa nas vendas ou aumento dos gastos implicará que a empresa tenha um Lucro Líquido negativo por conta dos juros, mostrando que os juros de dívida estão pesando na operação. Logo, valores próximos a 1x indicam que a empresa precisa ter cuidado (de preferência pensar em estratégias que deem folga nesse indicador).

Valor em anos seguidos abaixo de 1x merecem muita atenção, pois significa que os juros estão comprometendo o resultado e, provavelmente, afetando negativamente a geração de Caixa. Esse costuma ser um padrão de empresas que perderam o controle das dívidas e estão muito alavancadas, a ponto de colocar o negócio em risco.

Conclusão

Portanto, você pôde perceber a utilidade do Índice de Cobertura de Juros para avaliar a situação de empresas. Muitas instituições utilizam para análises de crédito porque esse indicador expõe a situação da organização com seu nível de endividamento atual.

Afinal, se o indicador apresenta um valor ruim, ou seja, a empresa já tem dificuldade para cumprir com as dívidas atuais, por que alguém emprestaria mais valor ainda?

Também, o ICJ nos mostra a saúde operacional, o nível de risco atual, entre outros. É um ótimo indicador para entrar no seu radar de análise.

Conteúdos de Assessoria Financeira para Empresas

Se você está atrás de conteúdos sobre gestão empresarial, siga o blog da Insave e fique sempre por dentro de tudo que acontece nesse mundo que envolve finanças e negócios.

Siga também a Insave no Instagram: @insave.digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *