O Passo-a-Passo do Trabalho de uma Assessoria Financeira

Assessoria Financeira - Passo a Passo

 

O Passo-a-Passo do Trabalho de Uma
Assessoria Financeira

Em inúmeras ocasiões já dissemos o quão importante é para um negócio contar com uma assessoria financeira de qualidade. A lógica é: quanto mais especialistas ao redor do empresário, menores são as chances da empresa tomar decisões erradas que comprometam sua saúde e evolução. Consequentemente, diminuindo as chances de erro, aumentam-se as chances de ganho e crescimento.

E se um especialista é tão importante, imagina aquele que cuida do ativo mais importante do seu negócio, o dinheiro? Essa é a figura do assessor financeiro.

Em geral, o trabalho da assessoria financeira irá ter 5 passos, que funcionarão como um ciclo para cada demanda. Veja eles abaixo:

 

1. Entendimento da Demanda

Assim como já mencionamos, uma boa consultoria financeira irá criar sistemas e análises que irão aumentar o controle sobre o dinheiro e demais recursos da companhia. Com grande frequência o assessor vê como estão os ritmos de entrada e de saída de caixa da companhia, como estão sendo feitos contratos, as formas de recebimento, pagamentos a fornecedores e dívida, entre outros. A assessoria aumenta exponencialmente o controle! A partir dela o empresário conhecerá muito mais sobre o seu negócio, principalmente sob o ponto de vista financeiro.

 

2. Diagnóstico

Com o entendimento do que é o negócio, condição atual e demandas mais urgentes, a assessoria financeira irá colher informações para fazer um diagnóstico inicial. Aqui haverá leitura dos números e documentos da empresa para que o assessor a veja sob perspectiva numérica. Nesse passo, o principal objetivo não é a realização de nenhum material, mas sim o entendimento mais aprofundado do negócio e suas reais urgências; se existem pontos graves ou pontos muito positivos que merecem ser salientados. O diagnóstico é informado ao empresário e há uma nova conversa entre as partes.

 

3. Elaboração de Análises e Materiais

Depois de apresentado o diagnóstico inicial, empresário e assessoria financeira definem o que será feito em termos de análise, estudo ou material para embasar uma solução a respeito dos problemas mais urgentes. Em geral, as questões que apresentam maior grau de importância são aquelas que ameaçam fortemente a saúde do negócio, como dívidas, processos e demais itens que afetam o expressivamente caixa.

 

4. Avaliações e Estratégias

Com as análises e materiais prontos, assessoria e empresário novamente conversam para avaliarem as informações. Vale ressaltar que a maior parte das assessorias financeiras, no momento de entrega de algum material, também já encaminham seu parecer e possíveis soluções. Lembrando que tudo costuma ser embasado tecnicamente, onde há a união de informações financeiras, das características da empresa e daquilo que o empresário quer para o negócio. Ao final da conversa, ambas as partes determinam estratégias para contornar o problema em questão, crescer ou melhorar algum processo.

 

5. Ação e Monitoramento

Depois de discutidas estratégias, o plano é posto em prática. Com isso, cada ação é monitorada, a fim de saber quais são os resultados obtidos, se são satisfatórios, ou não. Vale mencionar que toda análise feita é mantida e alimentada com os números reais, obtidos da execução da estratégia, para ver se o pensado está alinhado com o planejado. Caso não haja reparos a serem feito, o monitoramento é mantido como uma rotina do negócio, em que os dados sempre vão sendo coletados para gerar informações ao empresário.

 

Ao fim, empresa e assessoria financeira voltam a discutir demandas, para posterior diagnóstico, análise, estratégia, ação e monitoramento.

Perceba a importância do trabalho: cada estratégia é discutida e formalizada com embasamento técnico. Não existem coisas feitas por impulso e tudo que é feito é monitorado. É exatamente isso que faz com que a assessoria financeira seja importante para todo e qualquer negócio: diminui-se o risco, aumenta-se as chances de crescimento.

 

Eai, gostou?

Acompanhe mais nossos conteúdos sobre Finanças, Gestão Financeira de Negócios e outros assuntos relacionados em nosso blog!

Siga e acompanhe a Insave no Instagram: @insave.digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *